terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sexo

Vamos falar de sexo, tetum e bahasa, um assunto picante para linguistas!
(Senta que lah vem historia)
Semana passada eu estava andando na rua, calma e tranquilamente, quando juntou em volta de mim um monte de timorenses, desse que vc olha e pensa: "Tem 12 anos", mas no final das contas tem eh 16, 17 anos. Enfim, como se nao bastasse ficar em volta de mim eles ficavam falando: "Malae jiggy-jig!" ( ah, se le zig-zig). Eu saquei que coisa boa nao era e comecei olhar com uma cara muito feia pra eles, ai um deles decidiu tomar coragem e passou a mao na minha bunda! Sim, eh a segunda vez que passo por isso, a construcao da sexualidade aqui eh uma loucura, tema pra uma postagem longa, mas no momento falemos soh de sacanagem, rs! Ai eu fiz mais cara de brava ainda e ameacei correr atras dele, quando acelerei o passo o menino comecou a correr de mim e, por pouco, eu nao passei carao... Imagina, eu soh dei uma ameacada nele, se eu chegasse perto dele eu num ia bater nem fazer nada, afinal tds timorenses super se comunicam e eu podia ser alvo de alguma retaliacao. Mas me senti a Mulher, quando eh que na minha vida um cara ia passar a mao na minha bunda e depois fugir de mim?
Agora a parte divertida para linguistas, as palavras que significam sexo em tetum e bahasa sao muito divertidas, eh uma especie de "nhanha" do Brasil. Olha soh: jiggy-jig e taka-taka, sao as palavras usadas para designar sexo, respetivamente, em bahasa e tetum.

Um comentário:

Natalie disse...

Faz-me rir demais querida!

Faz tempo que ninguém passa a mão na minha bunda!
Sexo e sexualidade quando se viajam, isso sim dá pano pra manga!