quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Na Boca do Crocodilo?

Um dia um crocodilo estava prestes a morrer, o dia estava muito quente e seco, e por ali nao havia agua. Jah tendo aceitado a morte e sem forcas para se mover, o crocodilo foi encontrado por um jovem que, vendo aquela situacao, se sensibilizou e tentou salva-lo; levou-o para o rio mais proximo. O crocodilo ficou profundamente grato e disse para ao garoto " se um dia precisares de mim, eh soh me chamar que eu venho aquit e buscar." O tempo passou e um dia esse jovem deciciu chamar o crocodilo queria conhecer as aguas, tanto mar que via a frente soh lhe causava sede. O crocodilo, imediatamente atendeu o seu pedido e ali apareceu. O passeio do crocodilo e do jovem durou muito tempo, tanto tempo que o crocodilo sentiu fome e pensou em comer o seu salavador, mas nao estava seguro o bastante para tal refeicao, entao saiu a perguntar para os peixes se deveria comer o seu amigo, e os peixes disseram que nao, que era errado. Perguntou entao a um macaco que lhe disse " nao tens vergonha do que dizes?" O crocodilo ficou envergonhado dos seus pensamentos. O tempo passou e a viagem continuou, mas o crocodilo jah estava velho e sem forcas, embora houvesse tanto mar jah nao havia mais o folego da vida, sentiu que era o momento de partir. Mas antes disso resolveu deixar um presente para seu amigo, salvador e companheiro de viagens, que tambem era uma forma de se redimir do remorso que o seguiu durante a vida. " Meu amigo", disse ao jovem, " minha hora de partir chegou, mas antes gostaria de te dar um presente. Com esse presente voce terah filhos e construirah a sua historia." Findada as palavras o crocodilo se transformou em terra, terra grande e vasta, onde seu jovem amigo constriu sua familia Timor.
Essa eh a lenda de como se formou o Timor Leste, se voce der uma olhadinha no mapa, vai ver que essa ilha tem o formato de um crocodilo. Atualmente a ilha do Timor eh dividida em duas partes Timor Leste e Timor Oeste, a parte da boca eh a que eu estou o Timor Leste, que se tornou independente recentemente da Indonesia. Na verdade o nome Timor Leste eh uma redundancia, pois Timor no dialeto tetum significa leste, mas como teve que adaptar tudo por causa da lingua portuguesa aqui, literalmente fica leste leste.

E o Rabo?
A parte oeste da ilha eh parte da Indonesia, lah a lingua oficial eh o Bahasa Indonesio. Eh contrastante ver como tudo do lado de lah ou aqui ao lado eh tao diferente. Timor Oeste eh mais desenvolvido, a populacao tem caracteristicas faciais diferentes, o que mostra tambem que, durante a ditadura indonesia, nao houve muita miscigenacao entre timorenses e indonesios, o que explica bastante do ressentimento de Timor Leste e relacao a postura da Indonesia.
Sempre me pergunto o porque da escolha pela lingua portuguesa, pois o processo lingusitico esta sendo muito bruto, rapido e essa geracao de "entre safra" passa por uma angustia absurda de ter que falar portugues e ensinar, dar aulas em portugues, por que o governo mandou, sendo que toda formacao dela foi em Bahasa ou Tetum e houve tmb bastante influencia do Ingles. Mas lendo e estudando um pouco daqui, noto como a Indonesia nao considerava e respeitava os timorenses como um povo com uma identidade cultural. Embora a Indonesia tenha construido escolas, dado um folego para a economia, isso nao foi o bastante para que os timorenses se identificassem e se aceitassem como indonesios tambem. Nao vou ser ingenua, ha tambem o outro lado da historia que se refere aos interesses dos paises desenvolvidos do ocidente em ter um pedacinho de dominio aqui na Asia, em ter dominio sobre o petroleo recem descoberto. Eh interessante, e porque nao frustrante, ver como em um jogo de poderes certas questoes sao apropriadas por outras, e quando voce se da conta, a proposta inicial foi toda distorcida. Eh, aqui a teoria da conspiracao encontrou sua praxis, nada mais de brincar academicamente das redes de poder... Ah, quando eu falo timorense, se limita somente a populacao do Timor Leste, embora Timor Oeste esteja na mesma ilha, eles sao chamados de indonesios.

Uma influencia da Mafalda e de Dionisio: comecou a primavera!

2 comentários:

Natalie disse...

Belinha!
que lindo texto! Que linda lenda!
Se o crocodilo é seu amigo, você estará protegida na boca dele.
Sobre essa dos horóscopos, pois é, deveras foda!
Se você for de 85, você sim, é Boi!
Beijo

Lígia disse...

Isa!!! adorei seu texto!! e adorei saber dessa lenda de origem... mto linda!!

aproveite tudo aí (dos dentes á língua do crocodilo!!!)

bjo!
Balistão.